Recomenda-se iniciar o tratamento com Acupuntura cerca de dois a três meses antes de iniciar o ciclo de Fertilização in vitro, com sessões semanais.
Durante a fase de indução ovariana (hormônios), podemos realizar as sessões de acupuntura duas vezes na semana.
Para a fase de transferência de embrião (TEC), deve ser aplicado o Protocolo de Paulus, que consiste em duas sessões de Acupuntura, uma antes e outra após a TEC.
Para quem está tentando engravidar naturalmente, com coito programado, recomenda-se iniciar as sessões de acupuntura o mais breve possível e manter as sessões uma vez na semana.
Para pacientes em programação de Fertilização in vitro, recomenda-se iniciar as sessões de acupuntura cerca de um a dois meses antes do tratamento.
Se você já tiver iniciado a FIV, poderá mesmo assim realizar as sessões de Acupuntura
Para o dia da transferência de embrião (TEC), realizamos o Protocolo de Paulus, que consiste em duas sessões de Acupuntura, uma imediatamente antes e outra após a TEC, com duração de 25 minutos cada sessão.
O protocolo modificado consiste de uma sessão de acupuntura um dia antes e a segunda sessão entre 1 a 2 dias após a TEC.
Ambos protocolos têm resultados semelhantes na literatura médica em relação às taxas de gravidez.
A evolução das pacientes dependerá do estágio evolutivo da doença. Quanto mais inicial a sintomatologia ou desequilíbrio energético e funcional, melhor resposta e a não evolução para outros órgãos ou sistemas.