Com uma história de mais de 3.000 anos, a Medicina Tradicional Chinesa é uma das terapias baseadas em evidências mais populares no mundo, ajudando um quarto da população mundial a tratar doenças e manter a saúde em harmonia.
A Medicina Chinesa oferece uma alternativa natural de tratamento de doenças, das mais diversas complexidades. Pode ser associada à Medicina Ocidental ou, muitas vezes, quando uma abordagem sem medicamentos é preferida.
Dentro dos pilares da Medicina Tradicional Chinesa, a Acupuntura é a mais conhecida. Temos também a Fitoterapia (ervas medicinais), Massagem (Tui Ná 推拿), Ventosaterapia, Dietoterapia Chinesa, orientações sobre o estilo de vida e Exercícios (Tai Chi 太極 e Qi Gong 氣功).
Muitos estudos têm evidenciado o potencial da Medicina Chinesa em melhorar a fertilidade.
Uma importante diferença da Medicina Chinesa e outras terapias é que não tratamos os sintomas de forma isolada, mas procuramos diagnosticar os padrões de desequilíbrios (síndromes) que estão causando estes sintomas. O corpo é tratado como um todo.
Cada um desses padrões, ou síndromes, representa um conjunto de fatores físicos, emocionais, ambientais e de estilo de vida. Por tratar a causa do sintoma, podemos diagnosticar sua verdadeira origem, prevenir sua progressão e restaurar a habilidade do corpo de se auto curar.
Na Medicina Chinesa, uma doença pode ter muitas causas e várias doenças podem dividir as mesmas causas. Um profissional habilitado poderá identificar as causas das doenças através dos diagnósticos segundo a Medicina Chinesa, antes de determinar a melhor estratégia de tratamento e combinação de pontos para cada caso.